terça-feira, 12 de abril de 2011

Que mundo é este?



“Que mundo é este?”

A indagação costura as mazelas de Cândido de Voltaire e encontra diversas respostas:

- “o melhor dos mundos possíveis” - Pangloss (personagem)
- “alguma coisa de louco e abominável” - Martinho (personagem)

A grande lição é dada por um velho turco que passou a vida cuidando de sua família dentro dos limites de sua propriedade:


- “aqueles que se metem em negócios públicos acabam miseravelmente”

A vida do turco está em harmonia: plantam e colhem os frutos do trabalho no pequeno sítio.

O homem, distante das pretensões intelectuais, ensina aos filhos que o trabalho afasta os três grandes males a saber:

 “o tédio, o vício e a necessidade”.

Apenas concordo se houver sentido no trabalho, um sentido maior que o simples pagar contas no final do mês...

Visto que na ausência de sentido o homem refugia-se na busca pelo prazer, acabamos por olhar no espelho social e ver a obesidade, o sexo, a ganância, a ira, raiva e etc... buscas por prazer...

Que porra não?

E você? O que pensa? Me conta?

Mas me conta sem se defender, agredir ou se iludir com religião tá?

Eu ainda fico com meu "Neo Iluminismo" de Vida Simples, Pensamento Elevado... mas ainda tenho um looooooooongo caminho a trilhar dentro de mim... ou não né? risos

Valeu!

F.

Nenhum comentário: