terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A Televisão

Bom dia!

Habitualmente critico a televisão não como meio de comunicação mas como conteúdo e mal uso covarde de imagens, sons, movimentos, neurolingüística, psicologia e etc... enfim, segue mais uma observação.

Há quase um ano estou praticamente sem ver televisão. Ano passado (2008) vi algo próximo a 10h de TV durante o ano todo incluindo algum filme que vi... ou seja, muito pouco e ainda insisto que é demasiado, poderia não ter utilizado nada...

Bem, este fim de semana gastei uns 15 minutos no domingo de manhã (os primeiros do ano) e vi um programa de esportes que falava sobre o tema (polêmico é claro): "Afinal, Boxe é ou não é esporte para crianças?"

O programa falava de uns irmãos (nada contra) que abriram uma academia de boxe em um bairro simples da periferia de algum lugar, um lugar pobre, um bairro ruim ou favela, enfim, a visão moderna da senzala escondida sob sua pseudo liberdade, afinal, para variar, não vi muito loirinho nem japonês na entrevista... Deixemos isso de lado.


A entrevista comentava que a academia de boxe ocupava os meninos enquanto eles poderiam estar se drogando ou assaltando, matando e etc... falava também que os professores eram (e realmente parecem ser) exemplos de vida, conduta e que também davam conselhos e broncas nos meninos.

O que eu vi? Vi o tema da entrevista distante da realidade e seriedade que deveria ser tratado tal tema.


Vi que o Boxe não tem nada a ver com a Beleza Sagrada destes dois irmãos... eles fariam o mesmo se fossem carpinteiros, lutadores de karatê, pizzaiolos ou engenheiros.

Vi a evidência que os professores e a academia estavam suprindo parte das funções dos Pais que estavam ausentes.


Percebi a evidência de um país que "se deixar o bicho pega" e a necessidade cada vez maior de heróis... lembrem-se: heróis só surgem em cenário de caos, caso vejam um Super Homem eu aconselho que fujam pois é sinal que "o bicho tá pegando"

Percebi o repórter com uma falsa solidariedade, uma mescla de "Joãozinho de 6 anos viu um homem morrer"... Grande bosta,,, quando eu era moleque vi um tiroteio no mesmo Rio de Janeiro e no dia seguinte sai pegando na rua cápsulas de bala para brincar mas, olha a diferença, meu Pai me deu uma "bronca" e disse que era para eu não brincar com aquilo e que se alguém perguntasse algo era para eu dizer que não sabia de nada... nem por isso traumatizei e morri... Na minha adolescência também vi muita droga, revólver, faca, gente morta coberta com jornal em campo da eletropaulo, já estive junto com minha irmã em meio a um tiroteio, aliás, se não me engano em dois rs... e estes (Graças a Deus) não levamos nenhum tiro.... não era com a gente mas a bala do revólver não sabe disso, certo?

Enfim, minha crítica para a TV é que ela fez uma salada com o tal do Boxe e mais um monte de assunto complexo como Cidadania, Governança, Comum Unidades, Esporte, Disciplina, Pais Adolescentes, Composição de Caráter, Conduta Comportamental e etc... A TV não trata de nada disso com seriedade, pega isso tudo e joga no liquidificador junto com um monte de emoções de "coitado do Joãozinho", Manuelzinho dizendo: "roubaram minha bicicReta", criança ranhenta e remelenta dizendo: "eu não conheço meu Pai" e mais um monte de coisas e fala que esta desenvolvendo o tema: "Afinal, Boxe é ou não é esporte para crianças?" Ah, tenha paciência certo?

Meus queridos, não se enganem.. não façam como eu fiz que peguei 15 minutos da minha vida (mais os 5 minutos que gastei para escrever este post) e joguei no lixo... a TV é que nem um churrasco de grego... um monte de coisas que quanto mais aumenta a quantidade mais diminui a qualidade... Cuidado também com os "pseudo-corretos" como Discovery, People and Arts e etc pois, passar o fim de semana vendo "carro do futuro", "casa do futuro", "arquivos da CIA", "Behind the scenes", "Tatuagens", "Casa nova para pobre fudido em 7 dias" e etc é apenas ÓPIO. É certo que melhor que algumas coisas da TV aberta mas acreditem, não vale um real do que gastam... e um sorriso que vc perca de seu filho e filha, esposa e marido, vale MUITO mais, pois, quando vc estiver a um passo da cova... não irá se lembrar de um cara gritando "Move the bus!!" você certamente irá se lembrar do primeiro dente do seu neném, do sorriso e da ternura da sua esposa no dia do casamento, do abraço do seu Pai e de Sua Mãe... isso sim, é SAGRADO!

Bom dia, um dia SAGRADO para todos Nós!

Parabéns aos irmãos da reportagem também, pela incrível arte de sair do seu próprio mundo para ofertar algo melhor para pessoas do lado de fora... coisa que poucos de nós sabem fazer...

Namastê!

Nenhum comentário: