sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sobre a Natureza Humana



Começo este texto com a intenção de ser leve e de fugir a qualquer custo de torná-lo pesado. Para tanto, adoto o "ensaio" de Montaigne onde "a pena é guiada pelo senso comum, misturando instinto com experiência, circulando pelos temas mais diversos, sem compromissos com a autoridade mas sim com a liberdade."

Para começar, gostaria de presentear o leitor com uma colocação do próprio Montaigne:

"A glória a que aspiro é a de ter vivido tranqüilo [...] em sendo a filosofia incapaz de mostrar o caminho que conduz ao repouso da alma que a todos convém, que cada qual por seu lado o procure." - M. de Montaige - Ensaios"

Dado a devida "climatização" no texto, registro aqui o "surf" como pano de fundo. Muitos podem se perguntar o que o surf tem a ver com a Natureza Humana, aliás, como eu, Fernando, que nunca surfei (ainda) posso falar sobre isso mas, é com plena convicção que coloco quase um aforismo para se pensar:

"Manter-se tranqüilo em meio a uma situação onde você não tem controle de nada ou, quase nada é uma das mais belas expressões da Natureza Humana", das Flores Humanas que Somos.

Escrevo este curto post apenas para deixar registrado para minha querida e apaixonante Aninha a liberdade mental que o próprio Surf pode nos ajudar a tornar tácito: "estar relaxado em uma situação onde não temos controle"

Ana, minha filha querida, filha que nasceu em meu coração, em meu espírito, este é o melhor "comprimido de liberdade" que seu TioPai e tentativa de Alquimista da Alma conseguiu produzir para você até agora.

Tome este comprimido, embebeda-se com estas gotas de liberdade, entre no mar, surfe, torne sua natureza liberta e como Montaigne, deixe seu coração correr solto, guiado apenas pelo senso comum, misturado com sua experiência de vida, navegue por diversos mares, diversas praias (experiências) com sua prancha (seu corpo, sua vida) sem compromissos com autoridades e dogmas e sim, compromisso com sua liberdade, siga seus Instintos Humanos, as pétalas da Flor Humana que você é...

Seja única com o mar, comungue com a onda (em todos os possíveis sentidos que seu coração te guiar)

Para fechar: se joga minha querida Flor de Lilananda... se joga que a asa sempre aparece.

Namastê querida pequenina

Namastê pequenino leitor

Namastê Fê

Namastê My


Namastê Querido Fábio Alex... Querida Aline... Querido Léo



A.

(Aninha,  5 aninhos - aFILHAda do TioPai Fernando)

Nenhum comentário: