sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A Coragem da Decisão



"Os ideais que iluminaram meu caminho e sempre me deram coragem para enfrentar a vida com alegria foram a verdade, a bondade e a beleza."
(Albert Einstein)


Caso o ambiente a sua volta não oferte verdade, bondade e beleza....
Caso olhe em volta e ache tudo feio, falso e perigoso...

Tá na hora de ir embora...

Começa a ser perigoso permanecer...

E tornar-se feio, falso e perigoso.

F.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cinema 5D



Jogo rápido:

- O filme tem por volta de 90 minutos

- Cada minuto tem 365 dias
- O filme só anda para frente, rumo ao fim
- Já se passaram por volta de 30 minutos...

- O cinema é 5D...

- Primeira Dimensão: Visão
- Segunda Dimensão: Audição
- Terceira Dimensão: Tato
- Quarta Dimensão: Olfato
- Quinta Dimensão: Paladar

Believe your eyes.

Believe?


?

E você? Está preocupado com o que hoje? Com o trabalho?

(risos) me poupe né?


La vita è bella, piu bella...

Vedere a loro attorno... non solo tuo mente!

Namastê!

Lagartixa é bicho brabo

O peso, a necessidade e o valor.



Que tesão de raciocínio:

 "Ao contrário de Parmênides, Beethoven considerava o peso como algo de positivo. "Der schwer gefasste Entschluss" , a decisão gravemente pesada está associada à voz do Destino ( Es
muss sein! ); o peso, a necessidade e o valor são três noções íntima e profundamente ligadas: só é grave aquilo que é necessário, só tem valor aquilo que pesa."

(A Insustentável Leveza do Ser, páginas 35/36)

Sinta a Paz



Na boa... o Coração reconhece... a Alma carimba em cima... Sinta a Paz...

Podem reparar.. é a única Crença, Fé, Emoção e Amor que eu jamais teci um comentário contra... não dá.. meu coração é devotado... por mais que a mente tente... essa briga, a mente já perdeu...risos...

JAYA!!

The Pancha-Tattva Maha Mantra

(Jaya) shri-krishna-caitanya...

... prabhu nityananda...

... shri-advaita gadadhara...


... shrivasadi-gaura-bhakta-vrinda...

La vita...



"La vita è troppo breve per essere piccola!"

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Dica de Livro/ Filme



Ao meu ver a literatura/ dramaturgia européia não se propõe efetivamente ao entretenimento e sim a inquietações propositivas que tocam a existência humana, portanto, não coloquem um filme deste para "passar o tempo" que o tiro será dado no próprio pé... risos.

Nada mais humano que o pessimismo e o erotismo europeu..

Acho lindo quando abordam a sexualidade humana com uma beleza e delicadeza irretocável, forte, profunda e simplesmente humana e liberta de dogmas/ limites. Abordam a "humanidade" sem o apelo alegórico de "bocões", "peitões",  "siliconões", "caras e bocas tais quais orgias alienigenas"... e etc... simplesmente liberto, igualitário e fraterno... ou seja, emoções humanas em sua essência mais pura.

Fazendo a devida apologia a Nietzsche... simplesmente "Humano, Demasiado Humano"

Segue a dica:



-> http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Insustent%C3%A1vel_Leveza_do_Ser

Fonte Wikipedia

A história acontece em Praga e em Zurique, em 1968, e atravessa algumas décadas. Narra os amores e os desamores de quatro pessoas: Tomás, Teresa, Sabina e Franz. É permeada pela invasão russa à Tchecoslováquia e pelo clima de tensão política que pairava na Praga daqueles dias.

Tomas

Tomas é um homem jovem, bonito e atraente, do tipo que não encontra dificuldade para aventurar-se amorosamente. Sendo um médico renomado, possui um conforto financeiro que lhe permite dedicar seu tempo para a simples fruição da própria vida. É o que faz com Sabina, por exemplo, estabelecendo com ela uma relação amorosa absolutamente informal, ainda que dotada de uma certa segurança. Encontram-se ocasionalmente para fazer amor, continuando com suas rotinas cotidianas logo em seguida. Tomas conduz sua vida dessa maneira até conhecer Teresa. Quando Tomas conhece Teresa, não faz amor com ela no primeiro momento, mas acaba deixando seu endereço para ela, caso ela deseje procurá-lo posteriormente. O que ele não suspeita é que ela acaba fazendo-o, de fato. E o faz da maneira mais inesperada para um homem como Tomas: ao chegar em Praga, Teresa simplesmente deixa sua bagagem no armário da estação de trem e dirige-se para a casa de Tomas, depositando sua vida na possibilidade de encontrá-lo. Tomas, depois de deixá-la entrar pela primeira vez em sua vida, nunca mais consegue livrar-se do "bebe encontrado em um cesto à beira de um rio", como ele costuma referir-se metaforicamente a ela. Muito provavelmente Tomas não desejou fazê-lo. De qualquer maneira, a entrada de Teresa na vida de Tomas representou, de fato, o fim do estilo de vida livre que Tomas possuia até então.


Teresa

Teresa é uma jovem mulher educada em um ambiente bizarro e repulsivo. Sua mãe, uma mulher amorosamente frustrada, fazia questão de esfregar na cara de Teresa a naturalidade da miséria humana, através da nudez, da feiúra, de sua própria flatulência e sujeira. Teresa, dotada de um espírito sensível, acabou tornando-se uma dessas pessoas que exalta a vida do espírito e da alma, em detrimento da vida carnal, que nessa perspectiva assume ares sujos e repulsivos. Trabalhando num bar cheio de bêbados e homens de mau caráter, Teresa surpreendeu-se ao ver Tomas em uma das mesas, com um livro aberto . O livro, naquele instante, os irmanava de uma maneira sublime, pois era um sinal de refinamento e espírito em meio ao lodo no qual ela vivia. Depois de conhecê-lo, não tardou a procurá-lo em Praga, uma vez que sua própria vida não possuía nenhum sentido genuíno. Quando encontra Tomas, literal e metaforicamente deposita a responsabilidade por sua vida e por sua felicidade nas mãos de Tomas. Para tanto, lida mesmo com as infidelidades de Tomas de maneira quase estóica.


Sabina

Sabina é uma espécie de versão feminina de Tomas, com todas as singularidades que diferenciam um médico de uma artista.


Problemática filosófica
A presença de conteúdos essencialmente filosóficos no texto de Kundera faz-se notar de modo explícito, por força do estilo narrativo de Kundera. Sua constante "saída" do texto e os capítulos em forma de comentário funcionam à maneira de notas de rodapé, esclarecendo o leitor sobre o terreno filosófico e psicológico em que a história se desenrola. A referência a autores da tradição filosófica como Nietzsche e Parmênides situam o enredo do romance dentro de uma perspectiva existencial, submete as situações à uma análise filosófica, à uma reflexão especulativa. Segue-se, abaixo, um sucinto sumário de temas presentes na obra.

A Leveza e o Peso

A problemática da leveza e do peso possui amparo na filosofia de Parmênides.


Parmênides de Eléia (cerca de 530 a.C. - 460 a.C.), filósofo pré-socrático, situou sua problemática em torno das dualidades ontológicas do Ser. A dualidade, porém, por força de sua perspectiva unitária de Ser, surgem da presença e da ausência de uma entidade. Neste sentido, o frio é apenas a ausência de calor, o não-calor. As trevas são a ausência de luz, a não-luz. Para Parmênides, entretanto, ao contrário do que o pensamento lógico-formal com o qual estamos habituados nos faria supor, a problemática da dualidade leveza/peso revela o peso como ausência, como não-leveza.

Kundera desloca a dualidade do peso e da leveza para uma perspectiva existencial, mesclando-a ao problema da liberdade humana em uma perspectiva próxima à problemática do existencialismo. Para Kundera, a leveza decorre de uma vida levada sob o teto da liberdade descompromissada. A leveza segue-se de um não-engajamento, um não-comprometimento com situações quaisquer, aproximando-se, nesse sentido, das idéias de Jean-Paul Sartre sobre a condição humana. O personagem Tomas é a metáfora através da qual Kundera ilustra as consequências existenciais do comprometimento da liberdade para com uma situação qualquer - no caso, o vínculo afetivo com Teresa. A partir de então Tomas experimenta o peso do comprometimento, peso opressivo de um engajamento qualquer, uma situação qualquer. A leveza, porém, despe a vida de seu sentido. O peso do comprometimento é uma âncora que finca a vida à uma razão de ser, qualquer, que se constrói - sob uma perspectiva existencialista, evidentemente. Sob a perspectiva da filosofia nietzscheana, porém, Tomas levava uma vida autêntica, construindo os próprios valores sob os quais conduzia sua vida. Teresa ilustra a problemática da moralidade de escravos: incapaz de realizar um empreendimento como o de Tomas, amarra-o pela força de sua impotência, chegando ao final à admissão do fato de ter "destruído sua vida", no final do livro. Tomás, encarnando metaforicamente a noção nietzscheana de amor fati, revela que não se arrepende de nada, remetendo à doutrina do Eterno Retorno, mencionada no início do livro.

O Eterno Retorno

Kundera entrevê na noção de Eterno Retorno da filosofia nietzscheana a escapatória para o arrependimento que pode decorrer da escolha entre a leveza e o peso, o comprometimento e a liberdade pura. Kundera explica a idéia de Eterno Retorno no início do livro, no primeiro capítulo da primeira parte. Em linhas gerais, a idéia diz respeito à possibilidade das situações existenciais repetirem-se indefinidamente no tempo, por força de uma finitude das possibilidades frente a infinitude do tempo. O que parece um fundamento cosmológico vazio ganha implicações éticas imensas na perspectiva de Kundera: uma vida que desaparece não tem o menor sentido. A própria história humana só é tratada com descaso pela própria humanidade por força de sua linearidade. Uma mentalidade educada sob a perspectiva de uma história cíclica, repetindo indefinidamente, dificilmente deixaria escoar no vazio a própria vida. O argumento do Eterno Retorno assume então uma face de "convite à vida", com suas alegrias e mazelas. De modo rasteiro, a idéia do Eterno Retorno convida o homem a fazer a vida valer a pena de ser vivida.


A compaixão

Um capítulo inteiro é dedicado à questão da atitude humana de compaixão. Sob uma perspectiva filológica, Kundera compara o sentido da expressão nas línguas latinas e nas línguas germânicas, e as implicações dessa nuance de sentido na vida psicológica e sentimental dos indivíduos. Kundera afirma que as derivações latinas da palavra compaixão significam simplesmente piedade, um sentimento que se impõe quando um indivíduo está em posição de superioridade frente a um outro que sofre. Assim, a compaixão torna-se uma relação de poder dominadora, na qual um indivíduo se sobrepõe sobre outro, podendo oferecer-lhe sua compaixão como um presente, sem porém compartilhar do sentimento que leva o próximo a sofrer. Nas línguas germânicas, porém, compaixão assume um sentido de "co-sentimento": o in´divíduo que sente compaixão sofre junto com o seu próximo, o mesmo sentimento. Para Kundera, a compaixão é muito mais terrível do que a piedade porque a incapacidade humana de transpor os limites da subjetividade faz com que o sentimento careça de um certo esforço imaginativo que quase sempre multiplica a dor do próximo, fazendo-a mesmo maior do que a do próximo. A metáfora utilizada para ilustrar o problema da compaixão é, mais uma vez, Tomas em sua relação com Teresa. É através da compaixão que ele sente por ela que ela consegue prender-se a ele em definitivo desde o primeiro momento.

Para melhor compreensão do livro de Milan Kundera, é interessante abordar temas como a "Primavera de Praga". O livro aborda alguns relatos históricos, inserindo a narração num contexto real. Isto torna o livro ainda mais interessante, pois pode ser visto parte como realidade, parte como romance. No livro, o Amor se torna presente em quase todos os momentos, o que não quer dizer que consista em um "mar de rosas". Muito do que se aborda no livro são conflitos do amor-ideal e "amor-real". Detalhes do cotidiano da época e costumes do povo Tchecoeslovaco (na época, República Theca e Eslováquia eram unidas em um só País) são muito bem descritos. Uma forma de leitura onde o lado psicológico predomina sobre o momento real.

Être et ne pas être, voici la réponse!



Être et ne pas être, voici la réponse!

Sein und nicht sein, dass die antwort!

Ser e não ser, eis a resposta!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Inconsciência



...e lá vai mais um dia onde todos caminham incessantemente para a morte;

... habitantes de um celeiro de hipocrisia;

... sempre ocupados;

... ocupações;

... todas,

... sem exceção,

... ilusórias.

... estado de dormência

Quanta estupidez.



F.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

... e realmente emocionar...



As vezes acho que na experiência de viver, partimos de um potencial de coisas que podem ir a qualquer lugar...

Tomar qualquer rumo...

Aprofundar  em si mesmo...

... e realmente emocionar...

Me sinto mal no equilíbrio

Me sinto mal em (re)conhecer meus limites...

Me sinto mal em perder a inocência...

Me sinto mal em ter dificuldade em ter sentimentos puros e apaixonados...

Como por exemplo o desinteresse de um passeio de bicicleta... o cheiro do mato... A Plenitude simples, fácil e ao alcance das mãos...

Profundidade da Alma...

... mas me questiono até onde estou efetivamente nesta direção....

... preciso de desequilíbrio...

... acho que preciso de paixões desinteressadas...

... para ter este desequilíbrio... e não sei o que fazer quando não as tenho...

Para ter paixões é preciso um pouco de ignorância...

Quanto mais eu aprendo mais complexo me parece....

Antes... eu não pensava..

Subia na bicicleta e andava...

E tudo fazia imenso sentido...

O ato estava repleto de propósito...

Hoje....

... meu coração está doendo de frio...

Estou com dificuldades em me emocionar...

Preciso dar um tempo com meu trabalho... ando destruindo minha essência...

Sei que eu sou o responsável.... mas... se alguém puder me ajudar... me ajuda?

Estou tão sozinho... cheio de gente ao redor, cheio de razões e argumentos, de discursos... mas... intimamente tão sozinho...

Sem paixão... sem desequilibrio...sem movimento...

Tenho receio de inconscientemente procurar um desiquilibrio não muito bom...

Mas não sei o que fazer....

Não sei ser feliz tampouco aprendi a ser triste como os Eurpoeus o são ou o pessimismo hereditário daqueles que punem os sentidos do corpo...

Não aprendi nada disso...

O caminho é a cultura helênica? Também não sei...

É isso...


Isso vai passar... assim como as alegrias as dores irão passar...pois as novas alegrias trazem consigo os novos problemas...

Afinal, a vida é assim... até a dor é Efêmera...

F.