terça-feira, 11 de maio de 2010

Sobre Fotografias


(Foto do Amigo Leandro tirada pelo Amigo Sérgio/ http://sergidades.wordpress.com/)

Em "A Poética", Aristóteles passeia sobre da Tragédia Grega e a inevitável abordagem "trágica" (gênero trágico) sobre a dimensão humana.

Discorre sobre Os Melhores que Nós (Apolíneos), Os Semelhantes a Nós (Dionísio) e Os Inferiores a Nós (acho que Pazao ou Pauzao)...

Onde eu quero chegar: Ao percorrer toda nossa humanidade, Aristóteles nos traz a síntese de que o homem é viciado em aprender e utiliza basicamente duas mecânicas para o aprendizado, sendo estas, a Imitação e a Observação.

Acredito que as empresas de Marketing e todos os Vampiros de Plantão já saibam disso, afinal, a indigesta mídia estimula a todos a "verem" ou a "imitarem"... ou seja, apesar do nosso Ego ser Imenso, não passamos de patéticos macacos, mamíferos facilmente previsíveis (onde eu infelizmente me incluo apesar do eu ego achar que eu sou diferente)

Enfim... a fotografia, ao meu ver, junto a leitura, é a mais bela arte de passar o aprendizado através dos olhos, que ao contrário da leitura, parece estar diretamente conectado ao coração.

Ver uma fotografia é ver o mundo através dos olhos de alguém... é a humildade de alguém em capturar e compartilhar um sentimento, um estado de espírito, emocional.

A fotografia, para mim, é um meio de transporte que me tira daqui (o que muitas vezes eu não suporto) e me leva a estados maiores.

Meio piegas mas, é isso...

Qualquer dia escrevo sobre Livros e Leitura mas, de antemão, já deixo claro que concordo com Herman Hesse que deveríamos guardar as melhores horas do dia para a leitura e não as piores como a famosa "hora de dormir"

Inté!

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, soube pelo Leandro que você tinha lincado a foto aqui. Fiquei ansioso para ver em como tinha feito e posso dizer que o que disse foi bastante apropriado para ter sido lido agora, depois de ter ouvido um monte de posições 'estranhas' sobre fotografia na oficina que estamos fazendo. Obrigado. Abração.