terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A Fantástica Fábrica de Destruição em Massa



Olá mente insana e verdadeira,

Olá mente sã que passa em qualquer entrevista de HR, demonstra resultados empresariais, mente arrojada, empreendedora, mente de gosta de desafios, mente que escreve para a revista Exame e Você S/A, enfim, olá parte de mim que tem maior facilidade para falsidade.

Pergunta: o que estamos fazendo com nós mesmos?
Como estamos nos tratando?
Que estrutura de relacionamento humano é essa que criamos que tão fragilmente expõe nossas mais primitivas necessidades como se alimentar, se proteger, se reproduzir, moradia e segurança?

Porque, todos os dias, deixamos nossas familias deitadas dormindo enquanto saimos de casa?

"Bom dia meu Amor - ela então se espreguiça - dormiu bem? - Pergunto eu? - Sim, sonhei que estávamos passeando por um lugar lindo... Eu digo - Conte-me seu sonho..."

Isso não ocorre... isso é o ideal, isso pertence ao passado não muito distante, pertence ao utópico e ao esporádico... o habitual é:


"Péim, péim, péim... toca o despertador... em minha mente vem: caralho... que bosta.... e em um segundo penso: não dá para pensar, penso depois.... hoje estou atrasado, já devem estar se perguntando se eu vou ou nao hoje, uns diram que desisti, outros que fui demitido, vou me foder, irão me foder, tenho que terminar tal arquivo, terminar tal apresentação, tal relatório, tal evidência, tenho que administrar conflitos entre as pessoas, entre as datas, entre as prioridades, tenho que fazer tudo isso e mais um monte de coisa que só eu sei o que passo..."

Pergunta? Tenho mesmo? Hum?

Porque?

Hum?

Onde foi parar minha inocência?
Pureza?

O Fernando só se tornou o Fernando pois ele tinha a Inocência e a Pureza da Intenção.


O Fernando só se tornou referência de Fé e Esperança para muitos pois ainda mantém (mesmo que pouco) a limpeza e a retidão da alma.

Porém meus filhos, seu pai que ainda nem os tem, está preocupado com que pai ele será para vocês, pois, a inocência e a pureza de seu pai está se exaurindo e se ele não tomar uma atitude rápida, ele estará seriamente comprometido para se tranformar em um educador, um criador.


Vale a pena?

As vezes acho que não, porém, neste final de semana eu estava negociando mais uma chácara e como toda chácara o documento não está legal, tem problemas e a vendedora estava com problemas com os corretores e eu, minha esposa e meu sogro, fomos as 9h da manhã de domingo servir (isso mesmo,servir) como facilitadores entre vendedora e corretor... o clima quase pegou fogo entre eles, corações palpitando, respiração ofegante, troca de farpas, tom elevado de voz, faces vermelhas, palavrões, ameaças, palavras como: justo e injusto, certo e errado, foram dital em alto e execelente tom... falavam de processos e de justiça....



Eu, minha esposa e meu sogro estávamos calados até então...

Foi quando resolvemos agir e me pronunciei.

Tranquilamente pedi a atenção de todos

Pedi que se acalmasses, respirassem e me ouvissem
Disse que iria expor minha visão de como vias as coisas em termos de valores, forma de pagamento e linha do tempo.
Disse que eu poderia estar certo assim como poderia estar errado e que, caso sentissem que meu raciocinio estava saindo da linha da verdade que me interrompessem.

Falei.

Fizemos contas juntos e anotamos tudo

Os corações já não mais palpitavam

Todos já estavam sentados e o tom de voz era de normal para baixo
Todos me ouviram e todos negociaram, pedi que cada um cede-se um pouco sobre aquilo que era negociado (dinheiro)

Percebi que as pessoas tem uma dificuldade imensa em se entender e que a maldade ou má fé não fazem parte do ser-humano, ao passo que, a excelência em comunicação também não o pertence.


De tardinha escutei da vendedora, ela me ligou no celular e me disse: "Fernando, obrigada por existir"... fiquei vaidoso, pensei: "Qual pessoa escuta isso em uma negociação onde todos desejam o melhor para si nem que isso custe a vida do outro?"

Fiquei feliz e divido isso com vcs.

Não se iludam, da mesma forma que aconteceu isso, a própria vendedora já mudou de plano e apresentou um discurso não uniforme, forte e estranho. Invoquei o que há de pior em mim que fui para cima dela. esta parte, prefiro não contar, pois, todos já tem lido meus lados "B", "Z" e etc...

Resolvi compartilhar meu lado bom hoje.

Penso: Eu deveria existir desta forma 24h por dia e não apenas de vez enquando.... a fábrica (qualquer fábrica) destrói a essência das pessoas porém, em contrapartida, fornece capacidade de negociação, conversa, entendimento, ver o outro lado e o principal: arduamente em fábrica desenvolvemos algo lindo:


Humildade e Auto-ccítica.

Será que estou resgatando a inocência e a pureza da intenção em mim?

Hum?

(rs)

Estou mais feliz


Obrigado pelo exercício.

Fiquemos todos com Deus e manifestemos a Maior Visão que já tivemos de Nós

Namastê!


Off-topic: Na vida simples deste mês ( Patrimônio Lúdico, Condicionamento Social ou Amadurecimento Pessoal.) Trabalhávamos 700 horas ao ano antes da revolução industrial e hoje trabalhamos mais de 2500 horas ao ano.

Estranho.

Há que se pensar.

Fui!

Nenhum comentário: