terça-feira, 3 de junho de 2008

YAJNA, Ofício Sagrado

Olá meus queridos!

Hare Krsna!

O texto: "Agora você deve se tornar um discípulo, ter uma disciplina, se render à meta divina. Assim o mestre vai aparecer. Ele precisa do sacrifício para se manifestar plenamente."

Quando a maioria das pessoas lêem a palavra sacrifício, acabam por ler algo pejorativo, pesado ou algo vinculado ao sofrimento ou falta de alegria... sacrifício para a maioria lembra punição ou coisas do tipo como superação e etc, porém, certa vez ao lendo o Bhagavata Gita, encontrei a palavra YAJNA e olha que lindo o que achei:

YAJNA = Sacrifício = Sacro Ofício, Ofício Sagrado
YAJNA = Contato com o Conhecimento Superior

Parei para pensar e reli as palavras de Krsna referente a YAJNA e vi que tudo é muito lindo e toda vez que li sobre "sacrifício" passei a pensar em "ofício sagrado" e oficio sagrado é algo delicioso, lindo maravilhoso...

Quando eu acordava cedo as 5 da manhã para fazer JAPA não era o sacrifício pejorativo de levantar e tomar banho frio que eu gostava.. eu gostava do me levantar e ser mais forte que meus sentidos, de despertar e de me encontrar mais profundamente com esta Consciência Linda e Santa que é a Consciência de Krsna... Isso para mim é YAJNA... YAJNA é sorridente, se há sofrimento não é YAJNA... pois, Ofício Sagrado é doce, é Néctar... estar em contato com Quem Realmente Somos é Algo Maravilhoso, é Benção, é Plenitude, é Amor a Esmo.

Gosto muito do exemplo que meus amigos Devotos em Nova Gokula me ensinaram sobre O Espelho que está em Nosso Coração e o pó... Tirar o pó e contemplar, sentir a Verdadeira Imagem dentro de Nós é algo de chorar de emoção, é Lindo e isso para mim é sacrifício, isso para mim é YAJNA, isso para mim é Ofício Sagrado... é doce... o pó saindo é azedo mas o doce é o YAJNA, o azedo sou eu e meus defeitos saindo.

O lado pejorativo quem fornece não é o Ofício Sagrado e sim quem oferece o lado "azedo" da coisa são meus vícios, costumes, meu lado "B" que começa a morrer e luta para viver, acredito que por isso vinculamos YAJNAS a sofrimento pois, quando vem a luz do YAJNA a escuridão luta para ter seu lugar e por isso vale a pena insistir em YAJNAS (mesmo quando só vemos o lado azedo) pois desta forma a escuridão cede lugar a Luz, a Imagem de Deus.

Acredito que é MUITO importante saber disso pois caso contrário muitos acham rituais, cerimônias, YAJNAS algo pesado, quando na verdade é algo maravilhoso, afinal, quando apertamos o interruptor de uma sala escura, a Luz acende e a treva se desfaz... o apertar o interruptor e ter a Luz é YAJA, é Sacro-Ofício, é Contato com o Conhecimento Superior, enfim, é Lindo!

Nenhum comentário: