terça-feira, 22 de abril de 2008

Sustentabilidade

Sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas" Isso é muito parecido com a filosofia dos nativos dos Estados Unidos, que diziam que os seus líderes deviam sempre considerar os efeitos das suas ações nos seus dependentes após sete gerações futuras.
Fonte (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade)

Quando falamos de Sustentabilidade é inevitável o uso da palavra mágica chamada: responsabilidade.

Fazendo uso dos tópicos dentro do link do Wikipedia, gostaria de abordar a responsabilidade dentro de cada um deles como sermos:
  • Ecologicamente correcto.
  • Economicamente viável.
  • Socialmente justo.
  • Culturalmente aceito.

  • Ecologicamente correcto.
Toda ação gera uma reação e é assim na física e é assim na vida. Não há diferença entre "falar e ouvir" e entre "plantar e colher"... Alguém já disse que é "plantando que se colhe" e se observármos na natureza, isso é evidente, simples e rápido de perceber. Quando falamos em ser Ecologicamente correto estamos falando em ser pensador, olhar toda origem que aquele alimento que você comprou no mercado percorreu até chegar na sua mesa. Como ele foi plantado? De onde ele veio? Como ele veio? Ele veio de longe e de caminhão? Se sim então poluiu muito para aquele produto chegar na minha mesa e os agrotóxicos que foram usados, comprometem o solo? Valea pena usar alguns recursos para cuidar de uma horta se as próximas gerações não irão poder usar a mesma horta? Vale a pena falar algo para alguém que no futuro só irá impedir que ela fique a vontade comigo? Vale a pena eu ignorar a poluição, os agrotóxicos e tudo mais se em um futuro próximo eu mesmo serei prejudicado por isso? vale a pena ser omisso na minha sociedade se em pouco tempo, quando eu precisar, a própria sociedade será omissa comigo? Vale a pena eu ignorar que o Homem está destruindo o planeta se em pouco tempo meu próprio filho irá sofrer com isso? Hum? Meu convite é: pense sempre! Pode parecer muito engraçado fazer piadinhas com tudo isso mas no fundo sabemos que nossa piadinha sem graça é parte do problema e não da solução e acreditem em mim, é muito mais fácil fazer parte do problema que da solução... é assim com a Natureza e é assim com os termos abaixo, vejamos:

  • Economicamente viável.
Vale a pena eu tomar alguma ação que seja boa só para mim só nesse momento? Não é mais inteligente eu perder um pouco mais de tempo pensando e quando tomar uma ação, esta ação ser sustentável, ou seja, perdurar com o tempo? Exemplos, vale a pena eu investir tempo e dinheiro na extração de um novo combustível que em breve irá acabar? O que acham de investir tempo e dinheiro em uma fonte de energia que seja renovável, sem poluentes ou com fins definidos para o reaproveitamento dos detritos gerados no processo, enfim, mais uma vez: Pensar antes de fazer e ser responsável com o futuro, caso contrário, iremos comprometer o futuro dos nossos próximos deixando para eles problemas que talvez eles nem sejam capazes de resolver. Pergunta: seria essa uma boa herança para se deixar? caso não consiga pensar se pergunte: Eu gostaria de receber isso para mim? Se achar que não, pare e pense antes de continuar o que estava fazendo.
  • Socialmente justo.
Mais uma vez podemos nos perguntar para qualquer coisa que iremos fazer: Quero isso para mim? Não? Então repense.. Sim? Então vá em frente e seja qual for sua decisão lembre-se: você é o único responsável por sua existência e pela existência  das pessoas que convivem com você.
Acredito que todos aqui já ouviram falar de Anarquia certo? Anarquia é a ausência de leis e quase sempre é lembrada como bagunça mas pense novamente e veja que, a bagunça só ocorre porque tem pessoas que não são rsponsáveis por si mesma.. imagine: Você quando adolecente adora ouvir musica alta, coloca seu som metal, Black Musica, rap, seja o que for bem alto... legal né? Lindo e maravilhoso, o bairro inteiro contemplando o que você gosta.. que delicia... agora, imagine se a noite o seu vizinho resolve usar o mesmo direito de liberdade que vc usou (e ele o tem) e coloca um pagodão daqueles bem melados, bem alto, para todo mundo ouvir, bem alto... vc iria gostar? Acho que não e vice e versa, portanto, faça uso de uma coisa linda que Renato Russo disse que é: "disciplina é liberdade" ou como Frejat do Barão Vermelho muito bem definiu a anarquia há tempos atrás dizendo que "Anarqui é um respeito muito maior pelo teu próximo do que por você mesmo"... ou seja... é justo vc invadir o direito do outro? Vc gostaria que ele invadisse a sua liberdade? Não? Então, mais uma vez, repense... e no exemplo acima, sugiro que abaixe o som, não precisa ser chato, pode deixar alto mas que se limite a não atrapalhar a vida do outro... lembre-se que sua liberdade termina quando começa a do outro, respeitem-se.


  • Culturalmente aceito.
Culturalmente aceito é o que eu mais gosto pois cultura é algo orgãnico, vivo e particular... por exemplo: tem paises que o aborto é liberado, aqui no Brasil não é... Aqui no Brasil biquininho fio dental é normal, na Europa não é.. mas o Top Less o é...rs.... engraçado isso né?
Há anos atrás comer carne na sexta-feira era pecado, hoje não é... queimar algumas mulheres na fogueira era legal há poucos anos atrás na Caça as Bruxas, hoje não é... aliás, hoje é errado.... poderíamos passar o dia inteiro nos divertindo o quanto somos engraçados e como a espécie humana é patética até certo ponto mas, sugiro pensar da seguinte forma:

- Quem faz a Cultura é o Homem e não o contrário, portanto, questione e argumente sempre.
- Seja corajoso para se rebelar contra o que acha errado mas lembre-se que terá que bancar sozinho seu ideal
- Não seja bobo de sair na rua fazendo reboliço a toa, lembre-se sempre dos itens anteriores e lembre-se que o respeito permeia a todos, seja inteligente... foi assaltado? Em vez de roubar alguem como "olho por olho e dente por dente" coloque uma placa na sua casa dizendo: "Eu já fui assaltado".... cause vergonha nas autoridades.... reforce o comportamento errado nas autoridades e evidencie o comportamento positivo deles... Politicos adoram aparecer... de que lado acha que eles irão ficar? Claro que desejarão aparecer como bonzinhos (mesmo que não o sejam).
- Roubaram sua bike? Faça uma camiseta e vá a pé em um passei ciclistico com o escrito: "Estou a Pé, roubaram minha bike"... derrepente isso funciona e a autoridade local se importe com vc... enfim há formas e formas de se contrapor a cultura vigente e é desnecessário violência para qualquer coisa e lembre-se: Democracia é a Ditadura da Maioria... Saiba perder também, mas, saber perder não é desistir de seus ideais, é simplesmente respeitar o que os outros pensam... não seja um ditador.. a diferença é tênue.

Deixo aqui uma súplica, a súplica de quem ensina o que deseja aprender, meu pedido é:

Me ajudem a sair da passividade, a passividade com a natureza, com os animais, com a sociedade que sempre tem pessoas excluidas e marginalizadas, passividades culturais que só nos limitam, passividades com politicas economicas internacionais que só visam o lucro e pouco se importam com o Ser-Humano.

Vamos JUNTOS contruir uma Humanidade Maior?

Conto com a colaboração de todos e antes de tudo, com a minha ;o)

Para pensar: "Não existe culpa e nem culpado, existe você responsável por sua existência"
(Denise da Gama Teixeira)



--
Namastê,

Fernando Camargo da Silva
http://safra76.blogspot.com

Doe sangue
http://www.shhsjc.com.br/

Plante uma árvore! Nosso planeta agradece.
Accesse http://www.clickarvore.com.br, registre-se, é gratuito!

Dicas
http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/cartilha/notrab.shtml

Pensamento: Vamos parar de "amar as coisas" e usar as "Pessoas" para "Amar as Pessoas e usar as coisas"

Ações INDIVIDUAIS: Resultados GLOBAIS

ANTES DE IMPRIMIR, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.

"Quem não estiver pronto a Ousar Tudo, mesmo sem saber qual é a Recompensa, também não está apto a Tudo o que deseja receber".

Om!

Nenhum comentário: