quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Conversando com um Grande Amigo

Salve Louisman!

Vamos lá!

1 - Consciência de Krsna
- Imagina que "Deus" é um "posto" e que ele é Habitado por Alguém. Essa Pessoa tem uma Personalidade, um comportamento, uma forma de pensar e etc... o nome dado para esta Personalidade segundo o Hinduísmo é Krsna que representa uma parte da tríade (para variar) no hinduismo... aqui temos Pai, Filho e Espirito Santo... no hinduismo temos Brhama, Vishnu (Krsna) e Shiva... Brhama é o Criador.... tudo que tem aqui na terra são olhos, bocas, braços, sentidos de Brhama... eu vc e etc... expansões de Brahma... Ele é o que Tudo Cria.... Shiva é a Força (eu compreendo tudo como energias ok? Mas isso é meu... compreendo nós como reflexo destas energias tb.... Idênticos a Deus (os 3 em 1 ) em Qualidade a por enquanto menores apenas em Quantidade... be, continuando... Shiva é a força da reconstrução.... o renascimento, a morte de tudo, a efemeridade é representada por Shiva.... conheço como uma energia palpável que vemos no mundo como nascimento e morte... reciclar... renovar.... Alguém já disse (Lavousier ou Eisntein sei lá) que nada se cria, tudo se transforma... ou seja.... Brhama já fez seu trabalho.... e Shiva exerce o seu agora... e Vishnu é o Conservador, o Mantenedor.... e Ele se mantém e habita em todos nós inclusive nos animais na forma de Paramatma (Espirito Santo, Centelha Divina segundo a kabalá).. enfim... sabe aquela coisa boa que dá no seu coração quando vc sente Amor? Quando vc vê o Pedro, quando vc reconhece Deus nos olhos da Tati, quando vc vê seus traços em seu neném... enfim.. isso seria o Paramatma...
No hinduismo como não podia ser diferente, há discussões em quem é o Maior (Vishnu, Brhama ou Shiva)... Eu nem divido eles... para mim to é uma coisa só e nossa teologia é humana (todas) e complexas (todas)... eu já fico com o raciocínio do livro Sidarta de Herman Hesse... onde somos peregrinos de si mesmos e a cada dia, instante, buscamos experiências que nos fazem crescer... isso que importa.. sem certo ou errado sem lado A e lado B, sem em cima e baixo, direita esquerda... tudo isso é muito limitado... hoje acho que tudo está certo (desde os crimes até as curas) e parei de chamar de certo e errado e sim de balizadores para guiar minha vida... repeitar a todos e ser coerente com Quem Realmente Eu Sou.... enfim... para todos Consciência de Krsna é agir de acordo com a Personalidade de Krsna ou Suprema Personalidade de Deus... para mim, Consciência de Krsna é Ser Quem Realmente Eu Sou... sem julgamentos de certo ou errado e sim viver as experiências que Eu preciso viver...

2 - Ashrana
- (http://pt.wikipedia.org/wiki/Casta) o que eu entendo por Ashrama é quando vc fecha o ciclo da sua vida e se despede dos outros e vai ao encontro de Deus (morte).... é quando vc vê que fez o que tinha que ser feito e volta para onde veio (eu chamo de Absoluto).... para mim quem mais me ensinou sobre isso vc conhece.. foi um Grande Cara que disse: "Eu que tanto queria ir para a Grécia agora Eu Vou"!... para mim isso é Ashrama...

3 - bhakti-yogis
- Bhakti não tem tradução mas é interpretado como devoção.... Yogi é aquele que pratica Yoga que significa união com Deus... ou seja.. Bhakti- Yogis são aqueles que buscam se conectar a Deus através de Serviço Devocional.... mais uma vez eu estou na contramão do mundo pois todos em Nova Gokula e na própria Índia acham que Yoga Devocional é falara de Deus o tempo todo e praticar rituais de Contato com o Conhecimento Superior (YAJNAS) o tempo todo.... Eu já acho que Bhakti Yoga é como eu estava na praia... quando nem lembro de Deus pois Ele não está distante... o Amor está fluindo por Mim e Eu por Ele.... Bhakti para Mim é Sentir Deus o tempo todo.... por exemplo, entraram na minha casa e me roubaram várias coisas... Bhakti é saber que Deus não erra (nem com a gente rs) e que está tudo bem.... É desejar Amor pelo Invasor e que Ele seja Feliz em Sua Caminhada... é colocar alarme e grade em casa, é ligar para a policia e a seguradora, fazer o que tem que ser feito sem se alterar e tampouco julgar o ladrão... Ele fez o que tinha que ser feito e isso é bom.... isso para mim é Bhakti (para alguns poucos pensadores tb o é)

4 - brahmacari
- Esse é fácil é "Quem ensina através do exemplo".... pode ser encontrado como Brahmacarya tb.... cari ou cary é exemplo ou ensinamento... e Brahma pode ser comopreendido como nível puro de conhecimento.... muita sabedoria... são 3 iniciações... a segunda é nivel de brahma.... a terceira tb....

5 - fundador-acarya
- Aquele que fundou através do exemplo.... o "a" no final remete ao genero masculino.... por exemplo.... a familia carnal de Krsna é de Vasudeva (Seria tipio o pai dele - tipo José.. é Pai e não é ... essas coisas de religião)... e quando vc fala Vasudevaya vc se refere a linhagem masculina da familia de Vasudeva....

6 - Ghanashyama das
- Nem sei cara.... mas sei que pelo "das" é um devoto pois até onde sei das ou dasa = devoto

7 - grhastha
- Tb nao sei....

8 - gurukula
- Escola onde é ensinada a ciência normal e toda a cultura védica (veda significa conhecimento e há mais de 4 mil antes de Cristo eram conhecidos acho que 3 vedas - 3 livros... chamam de livros que não foram escritos pois o conhecimento védico já vem na sua alma.... tanto que parece que tem vedas escritos por gente que nunca se viu mas tem o mesmo conteudo.... isso eu acredito... afinal, se somos partes-todo de Deus... Somos Todos Uma Coisa Só e temos o mesmo conhecimento... são não temos a mesma consciência deste conhecimento mas que ele está lá está rs....

9 - Kali-yuga
- Yuga é Época e kali é Metal mas... Kali foi uma Deusa (mulher de Shiva) e Kali Yuga é compreendida como a época atual a qual se destaca como a Era da Perda de Valores.... mas não quer dizer que isso seja ruim...  "certo" e "errado" é coisa de ser-humano... para Deus as coisas simplesmente "são" e ponto final rs....

10 - lakshmi
- Deusa da Prosperidade... Certamente há histórias e histórias de Lakshimi mas eu entendo como a Energia da Prosperidade.. ou traduzindo é o "dar para receber e receber para dar".... a Energia de dinheiro que flui e que nós somos apenas "canos" que conduzem essa energia por certo tempo....

11 - Srila Prabhupada
- Esse é "O Cara" para os Vaishnavas (Seguidores de Vishnu)... já li muita coisa dele que eu Amei... muita coisa dele que discordei e depois dei razão... e mais um monte de coisa que não concordei ainda... e posso nem concordar.... ou não rs...muitos aceitam tudo como verdade mas eu só aceito como verdade tudo aquilo que eu experimento... e tem muita coisa que ainda tenho que passar para saber pois viver na verdade de outro é não ter verdade alguma para viver... mesmo que seja de Cristo, Buda e etc... se não for Sua... de nada adianta.... é falso e fraco. (É o que Eu penso...)

12 - vaishya
- Acho que é uma divisão do sistema de Castas e estes seriam os comerciantes (Casta - divisão da sociedade em religiosos, comerciantes, agricultores e exercito)... é muito bacana o conceito de Casta na sua idéia.... nós mesmos oscilamos entre estes papéis.... mas como tudo hoje foi deturpado pelo ser-humano e foi usado como os religiosos são os bonzões e moh galera se fode... enfim... coisas que vc já sabe... mas o original é bacana e bem bolado pois um não podia negar serviço ao oitro e todos poderiam migrar de uma divisão para a outra e todos teriam igual valor e por ai vai...

13 - yatra
- Sei não....

14 - Outras Análises da Vida no Sistema -
"A dura realidade é que apenas uma reduzida minoria consegue superar todos esses empecilhos: consegue um trabalho bem remunerado, num bom ambiente, numa atividade que lhe dá prazer e tem tempo para cuidar de sua vida  espiritual."

O trecho acima que selecionei do texto, é mais uma pergunta. Vc já conseguiu conciliar o profissional, pessoal e espiritual?
- Digamos que evolui a respeito disso... hoje encaro da seguinte forma... primeiro.... tudo está certo e nada está errado.... resiliência e não estagnação são necessários para não sofrer.. aprendi que conhecimento é diferente de sabedoria... conhecimento ajuda mas sabedoria é o conhecimento em ação....
Recetemente vi que o erro é separar profissional de pessoal e espiritual... para mim hoje não existe ontem nem amanhã e tampouco poderiam existir sábado e domingo... menos ainda hora extra e cronograma rs.... enfim, para mim hoje um "instante" perfeito tem que ter Intelecto, Amor e Força Física.... hoje não consigo ainda ter isso 100% mas o mundo que estou vc já sabe mas vou te contar o mundo que busco: Busco que minha realidade seja constante sem sábado e domingo, sem dias para descansar e etc... que seja tudo uma constante (como os animais o são).... quero me mobilizar somente na "medida do necessário".. nem mais nem menos.... vivendo mais para o hoje que para o futuro... isso é mal compreendido como não planejar ou não juntar..  mas para mim é o oposto.... afinal.. se vivo para o hoje eu não preciso de quase nada... portanto juntar até mais é natural e precisar comprar menos se torna mais natural ainda.... passeios ou compras que nada trazem em troca diminuem até não ocorrer mas encontros e conversas na Profundidade da Alma sempre consigo... e isso para mim é meu ouro... todo o ouro material eu pago umas continhas e depois compro vale, Petro, PIBB e Dividendos rs....
Por exemplo... se acorda no maior toró me diz uma coisa: Qual animal fora o homem sai para trabalhar? nenhum.... só se precisar... ai ele vai... e não reclama... se vc acorda e vê sua esposa e quer fazer Amor com Ela... vc deve fazer e não sair correndo para o trabalho e depois dar uma meia-boca antes de dormir.... enfim.... acredito em um modelo "comportamental" quase indígena  onde o problema de um é o problema de todos.... e compartilha-se uma Comum Unidade e detalhe.... vc pode trocar de Comum Unidade se quiser.... compartilhar visões de mundo... ninguém melhor que ninguem.... vale lembrar... não existe isso.... todos simplesmente são.... e cada um na sua.... hoje ainda não vivo assim mas com poucos ajustes e em pouco tempo ( de 5 a 10 anos) eu consigo isso....
O que faço hoje... cortei todos os vetores, as forças que me levavam na contramão do que quero ser.... (Inernet em casa, TV a cabo, conta de celular, orkut, msn e etc...) e comecei a valorizar coisas, "ventos" ue sopram na direção que hoje eu acredito ser melhor.... como? Cuidandoi mais da minha casa, Amando meus Queridos, Cozinhando e convidando as pessoas.... conversando mais do que vendo TV.... promovendo a Profundidade da Alma por onde eu for.... se eu consigo? As vezes sim e as vezes não... mas a quantidade de sim está aumentando então a coisa ta funcionando.... rs... fora isso.... só poderia ser hipócrita.... não acredito mais em "bala de prata" para religiões ou credos ou costumes... acredito no que é bom para mim agora... mais nada... amanhã eu nem sei,... pode mudar, ou não, não importa... quando chegar a hora eu vejo.... poucas constantes e muita flexibilidade.... acho que isso é o que sigo agora.... daqui há 10 minutos acho que sim... mas... no final do dia... não posso garantir.... o que ganharia com isso? rs....


15 - E não pude deixar de perceber que apesar de concordar com muita coisa escrita lá também, nestes dois texto, é algo muito comum nos sites e textos sobre vegetarianismo, eles criticam o que está errado com a sociedade mas eles não esclarecem ou nem falam sobre as coisas boas do outro lado, ou estão subentendidas.
Como vc já disse que este blog serve para vc ser ver no futuro e servir para seus filhos também, na minha humilde opinião, seria legal que vc ressaltasse o que estas decisões tem de bom, sobre as coisas erradas da sociedade, e quando vc colocasse ou fizesse referência a texto de terceiros, colocasse sua conclusão no final.
- Ah, eu acho que tem gente que fala demais... eu tb o sou de vez em quando ou sempre rs.... mas falando de mim.... parei de comer carne e depois de quase um ano eu comi.... uma unica vez.... senti que nesta vez as esferas de violência, aborrecimento e etc ficaram mais presentes na minha vida.... isso pode ser verdade, ou, somente fruto do meu inconsciente tendencioso... o fato é: Hoje eu não como por uma série de motivos incluisve ambientais e econômicos (posso te emprestar um DVD bem bacana sobre isso) mas o que me habita é a não violência.... o sofrimento.... sei que a planta morre tb para eu comer mas ao menos eu não entendo o sofrimento dela.... para mim ela não sofre.... não é enganada nem nada... talvez se um dia eu perceber isso eu tente me alimentar de luz... ou dar fim na minha existência em um jejum até sair do corpo... ou volte a comer carne....rs... mas hoje eu não o faço pelos motivos acima... para mim tem sido bom.... e energeticamente eu acredito que quanto menor energia de morte no planeta menor o acumulo de energia de violencia no mundo.... penso que as grandes lavouras mecanicas tb são violentas.... ih cara.... penso que eu deveria ter um pouco de arroz, um pouco de milho, algumas verduras.... talvez peixes se morasse na praia... (voltaria a comer....) e mais nada... o resto é consumismo, luxo, superficialidade, apego, hábito..... tudo coisa que não preciso (mas eu ainda tomo coca-zero rs)

IMPORTANTE: Não acho que se todos fizerem o que eu faço vai salvar o mundo... aliás, hoje não vejo mundo para salvar.... está tudo certo... forças criativas... individuais e em grupo.... essa é a minha individual.... ela se soma a alguns grupos.... e todos (inclusives os opostos ao que penso) seguem rumo ao crescimento.... e posso trocar de grupo a qualquer hora ou fundar um novo mas é fato: Grupos maiores.... forças maiores.... influencia maiores.... ai me resta me foder junto com eles ué... normal rs.... mais uma vez.... resiliência e flexibilidade....

E para terminar, é muito legal acompanhar o seu blog, porque certamente ele me faz refletir.
- Poxa que bom.... é só o que eu penso... o que pensei... e acho que até o que vou pensar já existe pois, acredito que passdo, presente e futuro e mais outros que não conheço ainda existem ao mesmo tempo.... "Tudo ao mesmo tempo agora".... Ih cara, a existência na terra é muito louca.... Deus mandou muito bem quando criou isso aqui.... ou não rssssssssssssss mas o leal é que é divertido pra caramba :o))) E depois daqui parece ser mais legal ainda... ao menos é o que sinto e as vezes pareço lembrar ou entrar em contato mas, isso é a Minha Verdade.... a Sua... só Vcoê sabe... e quer saber? seja qual for a Sua Verdade.... estará correta!


Abração!
(Posso colocar esse e-mail no blog?)


On 02/02/2008, Luiz Antonio <--@yahoo.com.br> wrote:
- Show quoted text -
Rapaz,

Como a gente não se vê com mais tanta frequência, resolvi usar este velho conhecido meio para tirar umas dúvidas.
Li os seus ultimos post do blog. Mas parar eu entender melhor algumas coisas estou precisando de uma ajuda com alguns termos que aparecem no texto, se puder colocar uma explicação breve vai ajudar bastante, todas são palavras retiradas do texto do manifesto, já o li, mas fiquei curioso sobre estes termos.

Glossário:
- consciência de Krishna - deve ser grande mas pelo menos um resumo

- ashrama
- bhakti-yogis
- brahmacari
- fundador-acarya
- Ghanashyama das
- grhastha
- gurukula
- Kali-yuga
- lakshmi
- Srila Prabhupada
- vaishya
- yatra

- Outras Análises da Vida no Sistema -
"A dura realidade é que apenas uma reduzida minoria consegue superar todos esses empecilhos: consegue um trabalho bem remunerado, num bom ambiente, numa atividade que lhe dá prazer e tem tempo para cuidar de sua vida  espiritual."


O trecho acima que selecionei do texto, é mais uma pergunta. Vc já conseguiu conciliar o profissional, pessoal e espiritual?


E não pude deixar de perceber que apesar de concordar com muita coisa escrita lá também, nestes dois texto, é algo muito comum nos sites e textos sobre vegetarianismo, eles criticam o que está errado com a sociedade mas eles não esclarecem ou nem falam sobre as coisas boas do outro lado, ou estão subentendidas.
Como vc já disse que este blog serve para vc ser ver no futuro e servir para seus filhos também, na minha humilde opinião, seria legal que vc ressaltasse o que estas decisões tem de bom, sobre as coisas erradas da sociedade, e quando vc colocasse ou fizesse referência a texto de terceiros, colocasse sua conclusão no final.

E para terminar, é muito legal acompanhar o seu blog, porque certamente ele me faz refletir.

flw rapá

Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!  
 
 
 

--
Fernando Camargo da Silva
http://safra76.blogspot.com/

Ações INDIVIDUAIS: Resultados GLOBAIS
http://www.discoverybrasil.com/descubraoverde/

ANTES DE IMPRIMIR, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.

Accesse http://www.clickarvore.com.br, registre-se e plante uma árvore! (É gratuito!)
Nosso planeta agradece.

"Quem não estiver pronto a ousar tudo, mesmo sem saber qual é a recompensa, também não está apto a tudo o que deseja receber".

Nenhum comentário: