quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Nova Gokula - Perfeito!

Hare Krsna!

E que a saudação seja de louvor e não de jargão...

compartilho com vocês um excelente texto sobre Nova Gokula.

Texto escrito por George Lee:
(http://www.georgelee.com.br/artigosgeorgelee/harekrishna.html)

No meio dos altos picos da Mantiqueira, a dezenas de quilômetros da ultima cidade, conheci uma comunidade especial e mágica que tocou meu coração.
No meio daquele planalto, dentro de uma reserva florestal rica em água e espécimes vegetais, existe uma mágica que transcende e que foi capaz de me levar a uma dimensão espiritualizada, provando aquilo que meu mestre Olympio Simões dizia, que a simplicidade é o grande segredo da felicidade.
Eu apenas tinha ouvido falar desse grupo, que transita pelas ruas das cidades vendendo seus incensos e livros com uma incrível simplicidade e educação.
Sempre achei que tinham algo de especial, mas de fato nada conhecia sobre eles e sua vida embora a maior parte das pessoas os taxe de pessoas sem personalidade, vivendo em prol de uma causa inútil.
Mas durante o dia que transitei entre as curiosas construções de estilo indiano que compõem essa Comunidade, encontrei - bem ao inverso do que se veicula - pessoas simples e equilibradas em seus princípios, crianças meigas, animais soltos, mansos e livres, sorrisos descompromissados e uma sinceridade rara, trazendo lampejos de amor incondicional em todas as feições, além de uma liberdade ampla e irrestrita em todos os lugares e espaços.
Aprendi que estar naquele recanto é de fato conhecer um pedaço do céu, um paraíso perdido e desconhecido - e ainda bem! - pela maior parte das pessoas.
Existe uma vibração rara que enfeita a atmosfera daquele vale, e que nos faz respirar um tempo que não se esvaiu e um mundo que ainda não se dilacerou pelas rodas do progresso.
O olhar daquelas crianças simples, a reverencia e a fé dos adeptos, tudo isso me fez meditar e concluir que eles fazem parte de uma remanescente civilização antiga, que sobreviveu a uma hecatombe anterior da humanidade.
Passou-se todo o dia, e não consegui me desvencilhar do olhar sincero daquele jovem gentil nem daquela graciosa moça que fazia de tudo para nos agradar.
A troco de que faziam isso? Pelo simples prazer de servir e de ser gentis? Pelo prazer de nos agradar?
O fato é que sobrevivem no meio daquelas montanhas, com recursos ínfimos, dentro de uma enorme simplicidade, ali criando seus filhos para um mundo superior, e muitas vezes apagando as agruras de uma vida nebulosa e triste que um dia - a maior parte deles - deixou para trás.
Eles não são fanáticos e lunáticos como o senso comum quer taxá-los, mas sim uma lição transcendente de humildade, que conduz à paz e ao nirvana interior.
Sinceramente, essa comunidade me tocou demais!
Percebo ainda que eles tem a mesma vibração da minha geração - dos anos 60 - e que também fazem parte dela.
Porém, mais do que isso, parece que a eternizaram, pois continuam vivendo na prática a base de toda a filosofia do mundo que fez dos hippies um grito de liberdade e espiritualidade, o ultimo grito de sensatez dentro da sociedade ocidental.
Vira os Hare Krishna!
Viva essa comunidade estranha e maravilhosa, que nos leva ao delírio com suas cores exuberantes, com seus instrumentos sonoros, com seus mantras hipnóticos, com seus trajes antigos, com seu sorriso encantador.

Quando a noite cai e vejo o céu escurecer, um aperto no coração me domina.
Estou aqui, dentro de uma casa moderna, e imagino como estarão as pessoas daquela comunidade tão distante, composta por tantos jovens e crianças indefesas, vivendo às custas de sua própria sorte.
Por certo Krishna está olhando por eles, para que a noite interior da alma nunca chegue, e que a noite do planeta seja apenas mais um momento de reciclagem para um corpo que se esparge dentro de uma ilusão que em breve não mais existirá.



George Lee
Setembro-2007

2 comentários:

Anônimo disse...

Pude ter o privilégio de também conhecer o Nova Gokula.
O texto expressa bem de maneira sensível, toda a doçura daquele lugar.

Parabéns!

Anônimo disse...

Realmente texto muito bem escrito, e quem conhece o Nova Gokula sabe bem como estar perto do céu.