segunda-feira, 24 de setembro de 2007

KAIZEN e Competência Empresarial

Olá Pessoal,
Aos que já conhecem meus textos hoje devem estranhar um pouco este tópico sobre Competência Empresarial mas ao ler o texto até o fim poderão perceber que tudo é uma coisa só, e é sobre esta ótica que quero desenvolver este texto.
Trabalho em uma empresa que não vem ao caso mas, é uma empresa imensa, emprega algo em torno de 20 mil funcionário e eu sou um pequeno profissional em uma pequena célula deste enorme tronco corporativo.
Hoje esta empresa passa por um momento onde seu quadro de funcionários está elevadíssimo e mesmo assim não conseguimos entregar o produto na quantidade que precisamos e isso tem gerado intenso movimento desde nossas maiores forças gerenciais como vice-presidência e diretores até gestores e o pessoal operacional que é onde me enquadro.
Quando nos deparamos com um cenário de dificuldade encontramos dentro da gente vários sentimentos como a reatividade, a depressão, a pena de si mesmo, o sentimento de que nada vai mudar.... mas tb encontramos a força, a garra, a unha e encontramos a pró-atividade no seu sentido mais lindo que é a Força Geradora de Vida que é se conectar com uma Verdade Maior e jamais desanimar.
participei de um negócio chamado "Kaizen" onde tivemos que identificar todo nosso processo sob o nome de "as is" ou seja.. é o que temos, é o que está aí... mapeamos em post-its verdes nossos processos, em amarelo, nossas regras, em rosa claro, as pessoas/ papéis existentes e em pink nossos problemas... depois linkamos com fios de lão verde nosso fluxo oficial de informação e em vermelho todo nosso re-trabalho... tinha uma outra cor que atravessava tudo de forma direta e reta que era nosso processo informal, ou seja, o fluxo informal de como corria a informação e trabalho dentro de nossa equipe.... feito isso, foi proposto que fizéssemos nosso "to be" que é nadfa mais nada menos que o processo novo com os problemas resolvidos e foi sensível como ficou menor, mais coerente, menos burocrático e mais eficiente...
Reforço a sanidade mental que o processo novo só tinha menos processos e menos problemas pois ainda não era conhecido, ou seja, o outro é ruim, sim, é ruim, mas identificamos tudo pois ja conhecemos tudo e não sejamos infantis de achar que agora tudo será lindo e maravilhoso...
O que quero deixar claro aqui é o que de mais belo aconteceu... em um momento que tudo estava ruim, que uma empresa de fora vem fazer a consultoria e chama a gente de INCOMPETENTE e diz que estamos onde estamos por SORTE... gente do Céu... eu fico chateado e tomo estas dores como minha... afinal.. eu trabalho em uma empresa que é responsável por 5% do PIB do meu País e diretamente umas 100 mil pessoas dependem do trabalho destes 23 mil funcionário... indiretamente deve ter muito mais gente dependendo de mim.... e vem me dizer que estamos indo para o buraco?? E quer saber?? Estamos SIM! Isso é sério... tem que ter auto-crítica e humildade para ver que esta gente toda que depende do meu trabalho pode ficar sem isso... e eu estou falando da Tia da minha esposa que lava e passa nossas roupas tb, falo do piscineiro, falo do guarda da rua, falo da faxineira, do cara do super mercado, da tia da padaria e do tiozinho da quitanda... falo da molecada que me atende no posto de GNV que está começando a vida... ou seja é MUITA RESPONSABILIDADE meu trabalho e eu tenho OBRIGAÇÃO de fazer esta empresa virar o jogo...
Para isso é importante o compromisso de todos pois como ouvi de um gerente que eu nem sei o nome "é na queda que o rio ganha força" e é ESSA ENERGIA que tem que permear meu dia a dia... a sensação de time... eu tenho que olhar nos olhos de cada um que eu trabalho e ever um leão... é isso que o Brasil precisa, de gente que vista a camisa e que chame a camisa de pele... não me venha dizer que não pois se eu entrar para trabalhar só pensando em mim o Brasil vai continuar a ser esse paizinho medíocre onde ainda impera o espírito de exploração e não colonização...
Sei que nossa realidade não permite acreditar em empresas, gestores e etc mas TEMOS que ter devoção com nosso trabalho... tenho que acordar e vir trabalhar pensando em tudo isso e mais um pouco.... tenho que negociar estrategias com meu lider e gestor mas uma vez que faço isso depois tenho que ter devoção... tenho que analisar 5 caminhos com ele e mesmo que nao concorde tenho que seguir com devoção minha liderança e gerência... e mesmo que nessa caminhada eu caia no buraco eu tenho que abrir o olho após a queda e ver quem do meu lado??? Tenho que ver meu gestor... ISSO É TIME... ISSO É VIDA... ISSO É COMPETÊNCIA... não é acertar sempre ou menos ainda errar nunca mas é TENTAR SEMPRE.. é ser COMPROMETIDO, é ser teimoso e falar: "Esse time vai dar certo SIM por mais que digam que não...." e sabe o que acontece gente? Deus abençôa.... a coisa pinta, tudo pinta.... temos é que lutar.. temos que olhar o negócio da minha empresa e ver estratégias alinhadas aos indicdores para depois analisar e ver se nossa ação valeu a pena ou não... pois, investir energia e não ter resultado é masturbação mental mas investir energia e ter resultados... poutz.. isso é VIDA EM ABUNDÂNCIA... e quer saber? A chance é de ser de 10 erros para 1 acerto... quer saber minha opinião? Estou disposto a acertar 100 vezes nem que para isso tenha que errar MIL... dane-se... o problema para nós é sempre ruim né? Mas não pode ser... pare e pense em um problema.... a energia que vem é ruim né? BESTEIRA!!!!! Vc tem que AMAR seus problemas pois eles são os melhores sinalizadores de que há algo errado... quer um exemplo simples?? Febre... vc adoece e reclama da febre... BESTEIRA!!!!! se não fosse a febre vc morreria sem saber de nada e graças a ela vc vai ao médico e com isso ganha mais uns 2 anos de vida...... atá a próxima febre.... rs... e é isso que temos que ter em mente .. PROBLEMAS EXISTEM, são CONSTANTES e devem ser e são nossos ALIADOS.... dificuldades são as melhores coisas da vida.... porém viver em apuros é burrice... e em empresa não é diferente... todo mundo busca uma constância e as corporações oferecem o relativo... todo mundo quer a segurança e as empresas fornecem instabilidade.... porém a vida é assim... a única certeza que temos é que um dia deixaremos de existir nesta forma que conhecemos e todo o resto é incerteza correto?

Poréééééém eu digo... Há uma certeza SIM... Há a certeza de que vc consegue tudo aquilo que vc quer... desde que faça... pensamento, palavra e ação.... no mundo corporativo é a mesma coisa... pense, fale e trabalhe.. respire a cura para seu processo... olhe o seu dia a dia como um profissional que enxerga o encanamento de uma casa.. analise cada cano e descubra se tem curvas demais que poderiam ser substituidas por um cano em linha reta... melhore sempre.. QUALIDADE CONTINUA.... olhe se tem um cano, uma curva que sempre vaza ou entope e NÃO RECLAME mas PENSE sobre isso... e não tolere conviver com problemas e erros, busque sempre uma solução, converse com seu lider, com seu gerente, converse com seu diretor e caso vc seja lider, gerente ou diretor, apresente-se para seu subordinado... deixe ele próximo, vcs verão que JUNTOS sempre fazem o melhor... o comprometimento aumenta... o AMOR aumenta e o compromisso e qualidade naturalmente aumenta...

Tenha auto-critica.. vc nunca é tão bom quanto vc pensa....
Tenha humildade... não seja arrogante
Foque o resultado da sua ação... para isso tenha metricas para avaliar o retorno do seu investimento, mesmo que este seja somente tempo ou energia....
Verifique os resultados sem emoção... use a emoção para aperfeiçoar o processo mas não para politicar um resultado ruim em sucesso...
Seja amigo, seja util, seja cordial...
Encontreo o Deus em você e respeite o Deus no próximo
Não faça criticas
Perdôe aquele que erra mas jamais seja conivente com o erro
Pense o quanto vc é responsável por este mundo e saiba que seu trabalho reflete diretamente em sua sociedade

Uns irão dizer: "Cuidado com as expectativas pois vc pode se frustrar em uma Empresa" e eu respondo: Conecte-se com uma Verdade Maior pois mesmo que sua empresa o mande embora vc continuará conectado a Sua Grande Verdade...

Não espere elogios ou obrigado, espere sim um "Poutz cara, foi muito bacana esse trabalho".... ou "Puxa vida, tá da hora trabalhar nesse projeto..."

Se vc esperar chegar a hora de ir embora para viver vc irá morrer dia a dia
Se vc esquecer a hora de ir embora e ficar apaixonado pelo seu trabalho, sua Vida será cada vez melhor, as empresas tb, a sociedade tb, o Universo tb... exagero? Pense que cada um é formiga de um grande formigueiro chamado Terra.. faça sua parte com excelência, parasitas não são bem vindos

Trabalhe sempre em time
Esteja sempre motivado, feliz e não fique chateado quando não estiver e sim assuma para si mesmo sua desmotivação, pense, analise, encontre-se, sujira, só não pare de pensar

Só não diga "a vida é assim mesmo"
Não diga "mais uma vez deu errado"

Pare com isso!!

Pense que sempre é hora de mudar o mundo!
Comece por si mesmo deixando de ser chato.

Peça ajuda!
Confie em Deus, Ele está por todos os lados, acredite nisso!

Seja feliz 24h por dia pois vc passa 40h por semana no minimo.... no trabalho

Permita os outros serem felizes e realizarem suas grandezas

Nos momentos de tristeza... pense que tudo passa... seus problemas passarão e vc tb passará...rs..

Sorte e sucesso a todos nós, operarios, evangelizadores, professores, analistas de sistemas como eu... todo e qualquer trabalho é digno e merece respeito

Coloque seu coração no trabalho e verá que Sua Excelência irá Se Manifestar!

NAMASTÊ!

PS: Falei, falei e acho que não expressei 5% do que sinto e penso mas, me aperfeiçoarei aos poucos.

Saudações!

Um comentário:

Juva disse...

Acredito que transcendência é poder ver as coisas sob uma ótica superior, uma verdade superior, além da simples aparecia e, neste post, vejo que você conseguiu transcender, simplesmente subiu em um degrau na qual pode enxergar sua empresa vendo tudo e a todos lá em baixo, de forma diminuta. Até mesmo os problemas se tornaram pequenos. E estando acima, as idéias que surgiram também são SUPERIORES. Já parou para pensar nisso?

Todas as pessoas são capazes de transcender, ou melhor, de VIVER em um patamar superior de pensamento mas a maioria não sabe que são capazes disso ou até mesmo algumas não querem. Mas quando vivenciam isso, como você vivenciou, como eu já vivenciei algumas, é um prazer bem grande, pois é luz percorrendo nossos pensamentos, vertendo através de nossas palavras... é uma sensação incrível! Não é?

Meus Parabéns! Acredito que quando uma pessoa transcende, ela avança um degrau em direção ao Eu Superior. E, kaizen-palavreando um pouco, vamos buscar a melhoria contínua sempre, não somente nas empresas, mas em nossas famílias, em nossa sociedade, em nossas vidas!

Namastê!