quarta-feira, 25 de julho de 2007

Initiatus

Eis a resposta que parecia não existir:

“todos são chamados à iniciação, porém o momento que a alcançam é diferente. Sendo assim, a iniciação se assemelha a uma prova. Quem não estiver pronto a ousar tudo, mesmo sem saber qual é a recompensa, também não está apto a tudo o que deseja receber”.

Hans-Dieter Leuenberger

Segue o texto completo retirado do Terra ( Link )
----------------------------------------------------------------------------------------------

Saiba mais sobre iniciação espiritual

Iniciação, palavra derivada da raiz latina initia significa “começo, o que se inicia nos princípios fundamentais de uma ciência ou religião”.

A iniciação ocorre há séculos e seu berço é associado aos ritos egípcios, apesar de existirem provas de que era praticada em todas as antigas religiões.

Ela sempre foi constituída como a mais sagrada de todas as solenidades, simbolizando a passagem da vida mortal para a vida infinita. É algo totalmente espiritual que ocorre em cada pessoa de maneira muito particular.

O resultado dependerá da presteza de cada um e do empenho em conhecer determinada religião. O resultado sempre é benéfico, pois a pessoa se torna mais consciente do seu propósito de vida.

As experiências da alma e do espírito são passadas por meio da sabedoria e conhecimento da prática da iniciação.

A iniciação desempenha um papel importante no esoterismo. Entende-se que se tornar iniciado não significa tornar-se um conhecedor de tudo, ao contrário. A iniciação está relacionada a uma modificação e ampliação de consciência onde não existe retrocesso no processo iniciático.

Com o tempo, ocorre a expansão da consciência, o que proporciona o que se chama de “chave do conhecimento”, também conhecida como chave do poder, visto que para o universo espiritualista saber é poder.

Qualquer pessoa pode se tornar um iniciado, mas isto não depende única e exclusivamente dela, mas sim de algo mais elevado e transcendental fora de seu universo de influências. Como acontece também em um nível espiritual, ela não está relacionada apenas ao conhecimento intelectual, provocando uma mudança no seu estado energético.

Hans-Dieter Leuenberger, autor do livro O que é esoterismo, explica que “todos são chamados à iniciação, porém o momento que a alcançam é diferente. Sendo assim, a iniciação se assemelha a uma prova. Quem não estiver pronto a ousar tudo, mesmo sem saber qual é a recompensa, também não está apto a tudo o que deseja receber”.

Para Blavatsky, “ninguém pode alcançar a morada dos mestres sem ter passado pela porta estreita da iniciação. Para que os homens se encontrem em condições de cruzar tal porta, é preciso chegar a um grau muito alto de evolução para que deixem de ter o menor interesse por tudo quanto pertença à vida terrena. Além disso, o iniciado precisa ajudar na evolução da humanidade, mesmo que isto custe sacrifícios pessoais”.

Iniciado (initiatus) é o nome dado a quem participou de um ritual iniciático e a quem foram revelados os segredos do ocultismo ou de uma determinada religião.

Monica Buonfiglio/Especial para o Terra

Nenhum comentário: