quinta-feira, 19 de julho de 2007

Flexibilidade, Espiritualidade e Fanatismo

Hare Krishna!

Bom dia!

Flexibilidade, Espiritualidade e Fanatismo... ultimamente ando tecendo críticas a pessoas inflexíveis e paralelamente "o salvador do mundo" aqui discursa sobre: "Quando você criticar alguém, retire a pessoa e coloque um espelho em frente" ... Isso é fato, funciona... e adivinha? Quando coloquei um espelho no lugar do criticado adivinha quem eu vi? Eu mesmo ...

Ver a si mesmo no lugar do outro não é um processo simples, foi preciso um amigo que gosto muito me dizer: "Lembra do que vc estava falando estes tempos? Coloque um espelho na frente"... Dito e feito... cruel.. concordo mas dito e feito... agora é caminha sempre vendo a si mesmo nos outros... o que não é simples porém tampouco impossível... dá para se fazer.

Outras palavrinhas que me vem em mente ultimamente são Espiritualidade e Fanatismo... até aonde posso ir na entrega cega devocional da bhakti yoga sem me preocupar em ser fanático?

Como é esse equilibrio, pois, se encontro prazer e plenitude, como deixar de me ocupar em serviços devocionais, em cantar o Maha Mantra, em sentir Deus em mim e nos outros? Ao mesmo tempo, sinto que o caminho espiritual como definiu muito bem o Mestre Choa "é um caminho solitário"... isso é fato... vai você dar ouvido e conversar com todos sobre tudo sem focar a sua linha especifica de desenvolvimento da auto-realização e verá que no fim não percorreu caminho algum... (estaria eu sendo inflexivel?) ... eu mesmo sou composto por diversas linhas porém ciente do meu caminho que me carregou até hoje onde foco no Hinduísmo, todo o conhecimento Védico, Hare Krishna e principalmente no que descobri há pouco ser íntimo que é meu relacionamento com Krishna, com Deus. Pedro Kupfer (http://www.yoga.pro.br/) diz que a Bhakti Yoga pode ser corrompida pelo fanatismo... acredito que o problema seja a definição de fanatismo, pois, o que antes era para mim fanatismo, hoje eu chamo de devoção e como Pedro Kupfer diz em seu site o Fanatismo ocorre quando se nega ou não se reconhece (mais ou menos isso ok?) outra religião, outra linha de auto-realização... outra linha de iluminação... e nisso vem o que eu chamo de cegueira, ou, fanatismo. É muito interessante ver como estas coisas saltam a nossa frente... eu sempre gostei de Einstein pois acredito que este só foi um grande físico pois foi antes de tudo um grande Ser-Humano... e Einstein dizia que: "A Ciência sem Religião é manca e a Religião sem a Ciência é Cega"... eu acho isso lindo e sempre achei... e estes dias lendo o Bhagavad Gita vejo Sri Pradhupada dizendo que: "A Religião sem Filosofia é Fanatismo e a Filosofia sem Religião é falha" (Algo mais ou menos assim também)

Bem ... é isso...

Ah, querem uma dica para aumentar a Plenitude durante o dia? Comprem este CD ( Link ) que é o Manual Vaishnava... se der comprem o livrinho também pois esta me ajudando a entender o que é dito mas, como Deus fala aos nossos Corações, simplesmente escute e deixe vibrar... olha... é impressionante, ao menos para mim :o)

Um beijo no coração de todos, fiquem com Deus, fiquem em Paz

Hare Krishna!

Namastê!

Nenhum comentário: